AUTORES
ANABELA DIAS
Licenciou-se em Pintura em 1994 e obteve um prémio de Ilustração na 7ª Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo. Desde então, a ilustração para livros infantis e juvenis tem andado consigo de mãos dadas. Foi diretora de arte numa agência de publicidade, mais tarde tornou-se freelancer nas áreas da ilustração e design gráfico. Em 2011 foi distinguida no Prémio Nacional de Ilustração com o livro A Menina de Papel.
ÂNGELA CORREIA
É professora na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde leciona disciplinas como Práticas de Redação e Argumentação, Revisão de Original, Crítica Textual e Literatura Medieval. Além de ser autora de bibliografia científica, escreveu dois romances: Enganos (1997) e Relógios (2010). Guilherme e os Agriões é a sua estreia na literatura para a infância.
ARITA
Designer e ilustradora. Vive na grande lisboa mas vem de Odeceixe. Desde cedo que tem contacto com a ilustração, quando era mais nova costumava ir às aulas de pintura que a mãe frequentava.
Em 2010 terminou a licenciatura em Design no IADE e nesse mesmo ano começou o mestrado em Design de comunicação na FAUTL (2010-2013). Neste momento trabalha na área de design e ilustração.
CÉSAR MADUREIRA
Investigador e professor universitário na área da sociologia e das políticas públicas, tem tido ao longo dos últimos 20 anos várias incursões pelo mundo da escrita jornalística das viagens e do conto infantil. Atualmente escreve com regularidade no Le Monde Diplomatique (versão portuguesa), sobretudo nos domínios da cultura e da política, fazendo parte do Conselho Editorial do jornal.
Autor da coleção "Contos Sonhados em Português", recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.
CARLA JORGE
É licenciada em Ciências da Comunicação e mestre em Estudos de Media e Jornalismo pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Atualmente é jornalista na editoria de economia da Agência LUSA.
CATARINA CORREIA MARQUES
Licenciou-se em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e completou a pós-graduacão em Livro Infantil da Universidade Católica. No último ano do curso descobriu o universo da ilustração e, desde então, tem desenvolvido diversos trabalhos nesta área. Habitualmente encontramo-la rodeada de letras e diz-se que gosta de andar por aí a carimbar a vida!
INÊS GUTERRES
Licenciada em Comunicação Empresarial, o seu percurso profissional tem passado pelas áreas da Comunicação e do Marketing. Comunicar sempre foi uma das suas paixões, a outra a culinária. Idealista e sonhadora, acha que a vida só faz sentido se fizermos o que gostamos.
IRINA MELO
É licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa e trabalha na editoria de economia da Agência LUSA. Concluiu uma tese sobre o Investimento Direto Estrangeiro (IDE) em Portugal, no âmbito do mestrado em Economia Portuguesa e Integração Internacional, no ISCTE, em Lisboa.
JOANA CABRAL
Estudou Comunicação e Jornalismo em todos os sítios onde arranjou bolsa - Noruega, Inglaterra e Estados Unidos. Já escreveu dois livros de ficção e também escreve poesia. Hoje em dia faz muitas outras coisas.
JOÃO FERREIRA OLIVEIRA
É escritor e jornalista especializado em viagens. Escreveu os livros A Estranha História do Príncipe que Inventou o Abecedário, Diário das Coisas Impossíveis e Monterrosso, editados pela Máquina de Voar e selecionados para o Plano Nacional de Leitura. A Cidade e a Serra é o seu mais recente livro para crianças.
MANUELA CASTRO NEVES
Professora do 1º ciclo, trabalhou durante muitos anos na escola pública.
É autora e coautora de várias publicações destinadas à formação de professores.
Já escreveu vários livros de literatura para a infância.
Tem desenvolvido muito trabalho de animação de leitura em escolas e bibliotecas.
MANUELA LEITÃO
Nascida e criada no Porto, tirou a licenciatura em Ciências da Nutrição. A docência e a gestão de conteúdos ocuparam a maior parte da sua carreira profissional; porém, como gosta de muitas coisas – desde uma ponta do mundo até à outra –, nos últimos anos tem vindo a adquirir formação e a consolidar experiências em áreas tão diversas como a leitura e a escrita de contos e poesia, narração de histórias, ateliers de ilustração e trabalhos manuais com os mais pequenos, fotografia e teatro.
MARGARIDA ESTEVES
É ilustradora e designer. Viveu e trabalhou em Lisboa, onde estudou Multimédia na Faculdade de Belas Artes. Mais tarde mudou-se para Londres para estudar ilustração na Camberwell College of Arts (UAL), e acabou por ficar. Tem-se dedicado a inúmeros projetos de ilustração, principalmente livros ilustrados. Para além de ilustração também gosta de escrever, de desenhar no diário gráfico e de criar casas em lego. Adora rodear-se de coisas coloridas e coleciona livros para crianças e mapas ilustrados dos sítios que visita.
MARGARIDA TEIXEIRA
É licenciada em Design Visual pelo IADE e fez cursos de expressão plástica, marketing do livro e de livro infantil. Trabalhou dez anos como designer gráfica, é mãe de três rapazes e decidiu dedicar-se ao universo da literatura infantil.
A estranha história do Príncipe que inventou o abecedário
Posso Ajudar? Livro de receitas
Posso Ajudar? Receitas para dias de festa!
Vamos Voar! Pré-escolar 3 e 4 anos
Vamos Voar! Pré-escolar 4 e 5 anos
Vamos Voar! Pré-escolar 5 e 6 anos
MARIA BOUZA
Nasceu em Lisboa em 1983. Viveu em Barcelona seis anos, onde também estudou ilustração. Desde que regressou a Lisboa, em 2012, já ilustrou para muitos formatos diferentes (livros, jornais, discos, jogos, entre outros). Um Fantasminha no Jardim é o seu terceiro álbum ilustrado pela editora Máquina de Voar.
MARIA JOÃO LOPES
Quando em criança lhe perguntavam o que queria ser, respondia escritora e atriz de teatro. Ficava satisfeita por dizer a verdade e, com isso, fazer os adultos soltarem sonoras gargalhadas. Estudou Jornalismo em Coimbra, passou pelo jornal, pela rádio, pelo teatro da universidade e ainda voou até Roma, onde fez o terceiro ano do curso. Hoje é jornalista do PÚBLICO. Em 2011 venceu o Prémio Branquinho da Fonseca. Vive em Lisboa, onde, e já depois de crescida, fez a pós-graduação em Livro Infantil da Universidade Católica.
MARIA L. ARRIAGA
Licenciou-se em Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa e atualmente vive e trabalha em Londres. Para além da prática artística desenvolvida em paralelo, desenvolve projetos com crianças no âmbito das artes plásticas e disciplinas criativas como música, escrita e expressão dramática.
MARIA REMÉDIO
Maria Remédio nasceu em Lisboa, onde estudou primeiro Pintura e Audiovisuais na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e depois o Livro Infantil na Universidade Católica.
Trabalha como freelancer nas áreas de ilustração, vídeo e educação.
Ilustra regularmente para materiais gráficos diversos e livros infantis. Colaborou em projetos de ilustração para o Museu da Eletricidade, Pato Lógico, Tcharan, Edições HIHIHI, entre outros. Ilustrou A rua dos sinais diferentes, escrito por José Fanha (2016), com direção de arte da Pato Lógico e editado pela EMEL. "Tão pequenina, tão grande", escrito por Maria João Lopes e editado pela Máquina de Voar, é o seu mais recente álbum ilustrado.
Concebeu, com Yara Kono, a exposição “Perdidos e Achados” (Auditório Municipal Augusto Cabrita, Barreiro, 2020).
Observa o mundo através da sua câmara de filmar, tendo já realizado vários documentários e projetos de imagem em movimento. Colabora com criadores e encenadores das áreas do teatro, dança e performance na realização de vídeos de e para espetáculos.
Desenvolve, desde 2006, oficinas artísticas, visitas-jogo e projetos pedagógicos no Museu Calouste Gulbenkian e desde 2008 na Cinemateca Júnior.
Tem criado oficinas para crianças em diversas instituições, festivais e espaços culturais tendo como base o livro infantil, as artes plásticas e o cinema.
Vive em Lisboa, é casada e tem dois filhos e dois gatos.
MARTA COELHO
É argumentista para televisão e internet desde 2007. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, na área de Cinema e Televisão, colabora com artigos semanais de opinião para a plataforma Up To Kids® desde 2015. Publicou o seu primeiro livro infanto-juvenil, com o título A Ilha das Quatro Estações, em 2017 e é mãe de uma menina.
MARTA MONTEIRO
Vive e trabalha em Penafiel, cidade onde nasceu em 1973.
Após a licenciatura em Artes Plásticas - Escultura foi docente e formadora durante alguns anos. Desistiu do ensino para se dedicar à ilustração e trabalha com revistas, jornais e editoras tais como a Pato Lógico Edições, New York Times e Nobrow.
Teve o seu primeiro livro ilustrado "Sombras" publicado pela Pato Lógico Edições em 2013 e em 2014 recebeu a medalha de ouro da SOI pela série ilustrada “Little People”.
RITA GUERREIRO
As longas horas passadas na biblioteca com o filho, entre animais da quinta, criaturas fantásticas e super-heróis, impulsionaram-na a escrever as suas próprias histórias para crianças. Principiante assumida nestas andanças, fez vários cursos de escrita nos últimos dois anos, entre eles Escrever para Crianças, com Leonor Tenreiro (Escrever Escrever). "A minha avó tem o mundo na cabeça" é o livro de estreia. Inspirado na avó paterna, uma eterna viajante e uma heroína que poderia caber em muitos mais livros, é uma singela homenagem às avós.
SORAIA O.
Soraia O. nasceu em 1992 e é natural da Maia. É licenciada em Design Gráfico e Mestre em Ilustração e Animação pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA).
Participou em diversos concursos, exposições e várias publicações editoriais. Em 2016 e 2018, esteve entre os 25 finalistas do Encontro Internacional de Ilustração de São João da Madeira. Também em 2018, ilustrou o seu primeiro livro — “Foge, Rato!”. Seguiu-se o livro “História da Carochinha e Outros Contos Populares Portugueses” com a editora 20|20. Em 2019 recebeu um prémio de mérito da revista internacional 3x3 com o projecto “ A Lagoa” e em 2021, venceu o Concurso Lusófono da Trofa na categoria de ilustração. Em 2022 lançou os livros “Seis Lendas com Legenda” com a editora Paleta de Letras e “A minha Avó tem o mundo
na cabeça” com a editora Máquina de Voar.
Entre 2016 e 2021, dedicou-se à área têxtil onde teve a oportunidade de desenhar para várias marcas de roupa, entre as quais Zara e Mango, com foco no público infantil.
Atualmente, vive em Braga e trabalha como ilustradora com diferentes editoras, marcas e instituições portuguesas (Vista Alegre, Câmara Municipal de Braga, D’aki, Trinta por uma Linha, entre outros).
É apaixonada por plantas e através de um mundo repleto de natureza, explora aguarelas e outros materiais para fazer o que mais gosta, ilustrar.
SUSANA MARTINS
Estudou Design Gráfico e trabalhou em várias publicações periódicas, no papel e na internet.
A culinária esteve sempre presente na sua vida mas a maternidade fez com que desenvolvesse ainda mais esta faceta. Cozinhar com a sua filha é das coisas que mais gosta.
TERESA CORTEZ
Vive e trabalha em Lisboa. Licenciou-se em Pintura e realizou o mestrado em Arte Multimédia na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Realizou a Pós-Graduação em Ilustração no ISEC, Lisboa. Desde 2003 faz ilustração para capas, revistas, livros, posters e discos. Colaborou em projetos de ilustração e animação para Discos Pataca, EMI, Universal, Take It Easy, Ink Publishing, 2034, Bayard Jeunesse, Tcharan, Pato Lógico. Em 2011, foi selecionada para a Exposição Internacional de Ilustradores da Feira do Livro Infanto-Juvenil de Bolonha. Nesse mesmo ano recebeu o prémio “Melhor Curtíssima Portuguesa” no Festival de Animação de Lisboa Monstra.